IDENTIFICAÇÃO DAS LÂMINAS

O exame citopatológico é um método que possuí várias etapas importantes, consideramos a identificação da lâmina uma das fases mais relevantes na nossa área, essa é considerada uma etapa pré-analítica e imprescindível para impedir que ocorra a troca de material. É um procedimento que não cabe necessariamente a nós citologistas, pois não realizamos a coleta do material e recebemos a amostra coletada e identificada. No Brasil, a coleta do material é em sua maioria realizada por profissionais da enfermagem e/ou médicos ginecologistas, mas sabemos que em regiões mais distantes dos grandes centros esse procedimento pode ser feito por outros profissionais. Trazemos abaixo algumas dicas para que erros sejam minimizados na nossa rotina e ações educativas que contribuem na qualidade do laboratório onde atuamos.
Como é recomendado fazer?
Deve-se colocar em uma das extreminadas da lâmina, na parte fosca em lápis grafite as iniciais da paciente, recomendamos que os profissionais sejam orientados a colocarem na horizontal (como na imagem abaixo) e usarem letras básicas de forma para que fique legível, para não confundirmos as letras como por exemplo: P com F.
Como o espaço é pequeno, não recomendamos a colocação do nome da paciente por extenso, pois como a lâmina será manuseada em procedimentos posteriores, o lápis pode borrar, ficar ilegível, dificultar na conferência, erros podem acontecer e amostras podem ser trocadas como por exemplo: Maria Ferreira Silva com Maria Pereira Silva
Também recomendamos o uso de uma númeração adicional, pois sabemos que pode ocorrer o aparecimento de pacientes com as mesmas iniciais, recomendamos a utlização de uma numeração interna do laboratório desde que ela não ocupe muito espaço ou a utilização da data de nascimento da paciente. Veja as ilustrações abaixo que são bons exemplos dos casos certos X errados.
Quando não devemos aceitar?
Não devemos aceitar e realizar a leitura de amostras com identificação incorreta. Nesse caso a amostra deve ser rejeitada pelo motivo de inicial incorreta conforme recomendação do Ministério da Saúde e entregue ao posto, laboratório ou médico responsável pela amostra. Então, citologistas antes de realizar a leitura de todas as lâminas de sua rotina, tenha o hábito de realizar a conferência para minimizar erros.
Queremos saber, como é a sua rotina? Vocês conferem as iniciais das lâminas que vocês escrutinam, como é feita o procedimento pré-analítico do local que você trabalha? Esperamos que tenha gostado da publicação, até a próxima!
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario