ENTREVISTA COM O FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO VALDIERY ARAÚJO

Convidamos o farmacêutico/bioquímico Valdiery Araújo para falarmos sobre a sua página no Instagram @CitologiaDescomplicada, do seu amor pela Citologia Oncótica e perspectiva de futuro para a nossa profissão. Valdiery é Farmacêutico Bioquímico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2012 (UFRN), Especialista em Citopatologia Clínica, 2015 - Universidade Potiguar, Especialista em Análises Clínicas, 2017 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas - UFRN, Presidente da Comissão de Citologia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte - CRF/RN, Fundador do Citologia Descomplicada, Professor convidado da Pós Graduação em Citologia Clínica – EDUCAC (Manaus/AM) e Professor convidado da Pós Graduação em Citopatologia Clínica da UNINOVAFAPI (Teresina/PI).
1. Quando surgiu a ideia de criar o Citologia Descomplicada e usar uma rede social, no seu caso o Instagram, para realizar as postagens das imagens, casos clínicos e quiz?
Após adentrar o mercado de trabalho super competitivo, busquei diferenciais mercadológicos e apostei que a Citologia Clínica poderia me proporcionar essa qualificação a mais. Resolvi então abrir uma rede social para disponibilizar imagens que ajudariam outras pessoas, assim como me forçaria a estudar para ter embasamento sobre aquela imagem. Eu mal tinha coordenação motora para estabilizar o celular e não deixar a foto tremida (obs.: sim, todas imagens são obtidas pelo celular. “Ah, Valdiery você deve ter o celular mais avançado e atualizado”. Lhe asseguro que não! Se meu celular não quebrar passo anos com ele sem problemas. O que eu tenho na verdade é paciência de errar e tentar novamente até conseguir uma boa captura). E daí em 23 de fevereiro de 2016 surge o Citologia Descomplicada de forma muito discreta, sem alarde. Em agosto desse mesmo ano, por escolhas profissionais, dei uma pausa nas publicações e só retornei em abril de 2017. Não é incomum as pessoas se dedicarem intensamente a algo novo quando tudo a que se estava acostumado resolve dar errado, a famosa frase “sair da zona de conforto” ilustra bem esse pensamento. Comigo não foi diferente, me afastei da Citologia que tenho um apreço enorme, mas ela não se afastou de mim. Ela me puxou pelo braço e disse “venha que esse é seu lugar”. Desde então coloco minha paixão em forma de imagens/vídeos diários sempre com uma premissa que em cada caso clínico coloco minha sugestão de resposta. Observe! “Sugestão”. O Citologia Descomplicada não detém a verdade absoluta, em cada caso clínico temos comentários de profissionais de diversos locais do país e fora dele também. Desta forma todos nós ganhamos. A troca de conhecimentos e experiências profissionais na palma da mão, de fácil acesso, aumenta o senso crítico e nos gera o estímulo que podemos sim ser melhores. Estagnar jamais.

2. O Citologia Descomplicada ganhou proporções gigantescas, sendo hoje um dos maiores veículos de divulgação da Citologia e possui em sua maioria um público composto por: estudantes e profissionais iniciantes área, hoje você é um professor virtual e tem milhares de alunos que o acompanham diariamente, como é feita a sua pesquisa para sempre abastecer a rede, o site e o curso que você ministra com um conteúdo de qualidade? Dá muito trabalho?
Foi a partir da sugestão de uma colega de profissão já influente no ambiente virtual que resolvi tornar o Instagram mais profissional e organizado. A partir dessa decisão passei a contar com a ajuda de um consultor de marketing e daí em diante o Citologia Descomplicada só cresceu! Estou sempre fazendo pesquisa das referências bibliográficas mais modernas e faço as aulas em cima dessas atualizações. Não é incomum profissionais com longa experiência usarem a mensagem privada para comentar que não sabiam que existia isso ou aquilo e que não assistiam uma aula há anos. Podemos não ter o melhor curso do mundo, mas nos esforçamos sempre para fazer uma aula melhor e atual que a anterior. A troca de experiência profissional também serve como fonte de pesquisa. O Citologia Descomplicada me proporcionou muitos contatos com citologistas do Brasil e do mundo, que colaboram com informações valiosas.
Se a pesquisa por material atual e confiável dá trabalho? Sem dúvida! Mas a alegria de receber um feedback positivo não tem preço: “professor, fechei a prova”; “não levava fé porque você é muito novo, mas que feliz escolha eu fiz de participar”. Observação! Não corroboro com os cursos de graduação e pós-graduação a distância. O Curso do Citologia Descomplicada Online não tem o propósito de graduar/pós graduar nenhum aluno, apenas somos uma ferramenta de fácil acesso para atualização profissional.
3. Você imaginou que a rede do Citologia Descomplicada fosse crescer e fazer tanto sucesso? Qual é a sua rotina para conciliar a vida profissional, pessoal com a rede social do Citologia Descomplicada?
Não imaginei que teríamos tantos amigos seguindo o perfil do Citologia Descomplicada. É uma sensação incrível saber que seguidores já acordam procurando a publicação matinal. Acabo, indiretamente, tomando café da manhã com muitos deles.
A conciliação depende muito da organização de tempo. As vezes consigo me organizar e as vezes não. A melhor maneira é sentar frente ao computador e preparar as publicações da semana inteira, mas nem sempre isso é possível. Estou sempre testando novas possibilidades para ver a qual rotina me adapto melhor. Atualmente estou tentando dormir o mais cedo possível (antes das 23h) e acordo as 4h para produzir conteúdo, escrever relatórios do mestrado, preparar apresentação e etc. Quando o André acorda (7 meses) eu já estou lá esperando para passar uma parte da manhã com ele (MELHOR MOMENTO DO DIA) e dar uma folga à mãezona maravilhosa que passou a noite acordando para amamentar. Aproveito para deixar um beijo enorme a minha família. Vocês são tudo!

4. Quando você se apaixonou pela Citologia? Você se recorda das maiores dificuldades encontradas no início da sua carreira?
Confesso que não foi paixão à primeira vista! Quando paguei a disciplina de citologia na graduação talvez não tenha dado a importância que ela merecia, foi só quando estava prestes a me formar que busquei um diferencial que a formação generalista não supriria e pesquisando possibilidades resolvi me especializar em Citologia Clínica. A primeira grande dificuldade foi saber que a pós-graduação que estávamos cursando não ofereceria tudo aquilo a que se propunha no início das aulas. Desta forma, saímos profissionais incapazes de diferençar alguns conceitos triviais, às quais só tive acesso durante os estudos para produzir o trabalho de conclusão de curso. Dali em diante passei a buscar informações a fim de que me sentisse cada vez mais seguro para liberar um laudo para o paciente. Tive acesso a várias lâminas para estudo e só depois de quebrar muito a cabeça e conferir minhas respostas com outros profissionais, fui adquirindo prática na leitura e segurança na liberação de laudos. Deixo aqui sugestões para quem está querendo se tornar citologista: pesquise, pegue opiniões de outros alunos, visite a estrutura de sua pós-graduação. O investimento é alto então usufrua de tudo que puder.
2º Encontro Paraibano de Qualidade em Citologia 2017 - Esquerda para direita - palestrantes Dra Daniela Idalino, Dra Simone Maia e Dra Erika Cruz
5. Hoje você é uma inspiração para quem está começando na área ou pensa em ser citologista no futuro, queremos saber quem foi ou é a sua maior inspiração na Citologia? E quem foi o seu maior professor na profissão?
Minha maior inspiração foram os livros. Não tive uma referência profissional para me espelhar. Hoje com o Citologia Descomplicada encontro nesses seguidores sejam graduandos, pós-graduandos ou profissionais inspirações diárias. Para citar um nome em particular, estive no EDUCAC em Manaus em 2017 com o professor Edson Gomes e um almoço incrível com vista para o Teatro Amazonas onde pude desfrutar de um delicioso tambaqui (um dos peixes mais apreciados na região norte) assim como um bate papo com uma pessoa que transpira citologia clínica e amor pelos cuidados com as mulheres. Gratidão! Um homem que carrega consigo décadas de experiências e que parece um menino que acaba de descobrir uma nova paixão. Me perdoe meus amigos por não citarem todos os seus nomes seria indelicado cometer a gafe de esquecer alguém. Nesse momento exato que leem vocês podem sentir que estou falando de vocês.
Pós-Graduação em Citologia Clínica - Educac - Manaus
6. Você presume que um bom profissional é aquele que nunca deixa de estudar e sempre está atualizado nas novidades da área? E quais são as suas perspectivas para o futuro da nossa área?
Com certeza! O estudo constante é primordial e estimulante. Quanto mais conhecimento você tiver, mais informações irá buscar. A ciência evolui a passos largos e quem não acompanha vai ficando no caminho. Procuro sempre utilizar vocabulário e conceitos contidos nas referências (livros, artigos) atuais e, muito importante, busco estar fundamentado antes de responder aos questionamentos. Recebi vários no início do Citologia Descomplicada: “quem é você?”, “o que te faz achar que tem conhecimentos para estar publicando?”. Que bobagem, não é? Não tinha e nem tenho intenção de ser melhor que ninguém. Podemos contribuir com o que temos naquele momento. Enfim, algumas vezes acertamos e outras erramos. O Citologia Descomplicada tem um objetivo que é publicar tantas imagens que um dia você pegará lâminas muito semelhantes e não sentirá um frio na barriga antes de liberar uma lâmina positiva. 
Minicurso - XVIII Jornada Ciências Farmacêuticas - 2017
7. Temos muitos estudantes e profissionais iniciantes da área como leitores do nosso site, se pudesse dar um conselho para essa nova geração, qual você daria?
O número de cursos de graduação cresceu e cresce exponencialmente, porém, infelizmente, a qualidade não está sendo critério de formação profissional. Acompanho o mesmo agora com as pós-graduações Lato Sensu (especializações), que lamentavelmente são utilizadas por duas frentes: alunos com único interesse de obtenção do título de especialistas não levando em consideração a qualidade do curso ofertado e pelas empresas visando um negócio promissor a ofertar cursos baratos. Menos cursos e melhor qualidade, frase que resume. Sendo assim, o mercado anualmente possui mais e mais pós-graduados que de conhecimento técnico tem pouco a agregar. Dito isso, caros leitores do Citologia Brasil, deem o seu melhor em qualquer coisa que estiver envolvido e quando encontrar seu foco principal se dedique, leia, estude, compartilhe, converse, viva e sinta essa paixão. O aprendizado está em todas as coisas. Deixem seus talentos aflorarem. O primeiro passo é o mais difícil, pois ele simboliza a mudança. Sigam seus sonhos e lutem por eles, os grandes vencedores em nossa sociedade falharam, mas a não desistência os levou à conquista.  Pesquisem sobre a vida do George Nicholas Papanicolaou e saberá que se ele tivesse desistido na primeira adversidade não estaríamos aqui batendo esse papo.
Grande abraço a todos e tenham uma vida plena.







Agradecemos ao entrevistado Valdiery Araújo por ter aceito ao nosso convite e participado do nosso bate-papo. Caso queriam entrar em contato com o entrevistado deixamos aqui os seus contatos: SITE CITOLOGIA DESCOMPLICADA e INSTAGRAM.
Próxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
1 Comentario
avatar

Citologia Brasil nos colocando atualizados sobre o que está acontecendo na Citologia, excelente entrevista!!!

Responder